sábado, 28 de maio de 2011

Henry Goddard - Descendência Afamada vs Descendência Corrupta

Henry Goddard
As conclusões de Henry Goddard começam com uma história...

"Havia um homem, de nome fictício Martin Kallikak que era casado com uma mulher da alta sociedade. Eles tiveram vários filhos de renome! Eram médicos, advogados, reitores, etc.

Mas ele também tinha uma amante. Era uma mulher bela, mas não passava de uma simples empregada de taberna de inteligência limitada. Com esta teve um filho conhecido como Velho Horror. Pelo nome percebe-se que era um delinquente.

Os filhos dos filhos do casamento de Martin Kallikak também se tornaram pessoas importantes tal como os seus pais, mas os filhos de Velho Horror tornaram-se todos corruptos. Eram ladrões, prostitutas, alcoólicos...

Em suma, a descendência proveniente do casamento de Martin Kallikak foi toda da alta sociedade, enquanto que a descendência ilegítima com a empregada da taberna foi toda corrupta."



Face a estes resultados, Henry Goddard concluiu que a alta sociedade, mais inteligente, gerava descendência mais inteligente que a baixa sociedade, menos inteligente. Recebeu várias criticas, pois esqueceu-se de considerar o meio envolvente para cada um dos casos, pois de um lado havia todas as condições para uma vida luxuosa e de boa educação e do outro não.






Charles Devenport




Mais tarde, Charles Davenport  determinou que para além da inteligência, que era herdada dos pais, também o era a motivação (por exemplo, a preguiça era herdada de genes dominantes e a ambição era herdada por genes recessivos

Sem comentários:

Enviar um comentário