quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estudo Head Start

A organização Head Start treina professores para usarem livros de contos com o intuito de melhorarem as competências literárias, particularmente ao nível do vocabulário, de crianças que frequentam o ensino pré-primário.


Todas as crianças que fazem parte desta organização, foram também participantes num projecto (projecto Star), que foi um grande estudo conduzido pela Universidade de Oregon.

Esta intervenção incluiu actividades que focaram a compreenção do vocabulário e a habilidade narrativa. O estudo ocorreu durante 8 semanas.

Os professores foram instruídos para lerem livros de contos nas suas aulas durante um longo período de tempo. Estes contos eram apropriados à idade, tinham numerosas e distintas sequências de eventos e variedade de vocabulário. Por livro eram ensinadas 3 palavras aos alunos.

Alguns exemplos eram mágico, optometrista, flash, restaurante, guindaste, entre outras.

No primeiro dia introduziu-se o autor e as crianças tiveram oportunidade de prever os acontecimentos da história baseando-se na capa do livro. Os professores leram a história fazendo algumas pausas para definirem algum vocabulário. No final foram feitas algumas perguntas de compreenção.

No segundo dia os professores voltaram a referenciar o autor e lembraram os alunos das 3 novas palavras aprendidas. Mostraram-se imagensdo vocabulário e do grupo de palavras em que estas se inseriam ( por exemplo, alce está na categoria dos animais).

No terceiro dia os estudantes voltaram a contar a história segundo as imagens do livro. Foram encorajados a usar as 3 palavras enquanto narravam o conto. Depois disso o professor fez algumas questões de revisão focando sobretudo o vocabulário.

No quarto dia as crianças interpretaram alguns eventos da história começando por usar as 3 novas palavras. Os alunos desempenharam diferentes personagens fazendo uma espécie de representação teatral.

No final do estudo concluiu-se que que os alunos que participaram nesta intervenção melhoraram as suas capacidades narrativas e de vocabulário.Contudo não houveram melhorias ao nível da compreenção.

Concluiu-se por isso que ler alto para as crianças pode não ser suficiente para haver um incremento nas habilidades literárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário