quinta-feira, 7 de abril de 2011

"A Psicologia possui um longo passado, mas uma curta história"





 


A Psicologia é a ciência que estuda a mente das pessoas, mas desde quando é que a arte de compreender a mente humana é tida como ciência?
Desde sempre que o Homem tenta compreender o que se passa no complexo pensamento das pessoas, mas sempre se baseou no senso comum: "pau que nasce torto tarde ou nunca se endireita", "burro velho não aprende línguas", "diz-me com quem andas, dirte-ei quem és". Estes são apenas 3 dos vários ensinamentos passados de geração em geração pela sociedade. Estes são apenas 3 exemplos de senso comum. Tentativas de compreender a mente humana, muitas vezes baseadas numa curta amostra de pessoas através da observação esporádica e que não garantem que estas afirmações sejam realmente verdadeiras. De facto, desde a antiguidade que a compreensão da mente humana era feita através de meras especulações que facilmente caíam em erro.



Wihelm Wundt










Cimógrafo - aparelho usado por Wihelm Wundt















E, ao contrário do que se diz por aí, não foi o famoso Freud quem "deu à luz" a Psicologia. Na verdade, foi Wihelm Wundt (1832-1920) quem "fundou" a Psicologia como ciência, pois foi ele o pioneiro no estudo cientifico da mente humana tendo para isso recorrido a diferentes aparelhos. Ele afirmava que "as operações mentais (consciência) não são mais do que a organização de sensações e sentimentos elementares". O seu método de estudo era denominado de Estruturalismo, mas Wihelm Wundt cometeu um erro: ele estudou a mente de várias pessoas pensando que estas reagiriam de igual modo aos mesmos estímulos. De facto, a mente humana é de tal modo complexa e tão particular de pessoa para pessoa que é impossível tirar conclusões a partir das sensações e sentimentos apenas.





John Watson
Após Wihelm Wundt, novos estudiosos surgiram na história com novos métodos revolucionários sendo que alguns desses métodos ainda hoje são utilizados.





Jean Piaget






São exemplos desses novos psicólogos: John Watson (1878-1958), que criou o Behaviorismo, Sigmund Freud (1856-1939), que criou a Psicanálise e Jean Piaget (1896-1980), que criou o Construtivismo.

Sigmund Freud