quinta-feira, 31 de março de 2011

Hereditariedade vs O meio


A hereditariedade é responsável pela transmissão de muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem connosco.
Sou da opinião de que o ser humano nasce com capacidades de desenvolvimento, mas por se desenvolver, sendo o meio o principal responsável por esse desenvolvimento.
No caso da Genie, “a menina selvagem”, nasceu com capacidades para andar e falar, porém restrita a sociabilização e presa em um quarto durante treze anos de sua vida inicial não conseguiu desenvolver essas capacidades psicomotoras. Em seu período crítico de aprendizagem não teve qualquer tipo de estímulo e era castigada se fizesse barulho.
Durante o documentário surge uma incógnita pelos investigadores de que Genie já poderia ter nascido com alguma deficiência mental por apresentar falhas em algumas zonas do cérebro. Penso que essas falhas tenham surgido por falta de estímulos do meio envolvente.
A formação de um indivíduo ocorre gradualmente com as experiências vividas ao longo da vida. A hereditariedade é responsável pelos aspectos físicos e o meio é responsável pelos aspectos marcantes da vida que formam a personalidade.



A Menina Selvagem


É o pseudónimo pelo qual ficou conhecida Susan M. Wiley. Genie nasceu em 18 de Abril de 1957 e viveu praticamente todos os seus primeiros 13 anos em total isolação da sociedade.

Foi descoberta pelas autoridades de Los Angeles no 4 de Novembro de 1970.

Quando descoberta, Genie desconhecia a linguagem e obteve um desempenho equivalente ao de uma criança de quinze meses de idade num teste cognitivo.
Genie foi o quarto filho de um casal problemático, Irene e Clark Wiley. A sua mãe era parcialmente cega devido a uma catarata e um descolamento de retina. O seu pai era depressivo e apresentava desequilíbrio mental. Outros dois filhos do casal morreram e viviam também com o irmão mais velho.

Com a idade de vinte meses, quando Genie iria começar a aprender a falar, um médico anunciou que era lenta, provavelmente retardada. O pai de Genie levou este diagnóstico ao extremo e, com o intuito de protegê-la, privou-a de todo contacto com a sociedade.


Genie passava os dias presa a um penico e, à noite, quando não era ali esquecida, era colocada num berço fechado com barras de aço. Sempre que tentava falar, o seu pai batia lhe e proibia qualquer pessoa de lhe dirigir a palavra. Durante este período, Genie ficou presa sem manter qualquer contacto linguístico com quem quer que fosse. Genie tornou-se quase muda e babava-se como uma criança, sendo capaz de pronunciar apenas algumas palavras como stop e no more.


Levou muito tempo até aprender a comportar-se como uma pessoa normal.

terça-feira, 1 de março de 2011

Psicologia do Desenvolvimento

A Psicologia do Desenvolvimento (ou Psicologia Desenvolvimental) estuda as mudanças no pensamento e no comportamento que ocorrem ao longo de todo o ciclo de vida humano. Esta área preocupa-se não só em identificar estas mudanças mas também em descobrir os motivos pelos quais estas mudanças ocorrem, e como ocorrem. Por último, os psicólogos estudam o desenvolvimento sob muitos aspectos, como por exemplo a percepção, a cognição, as relações humanas, a linguagem e as competências sociais.


Apesar do desenvolvimento da criança ser privilegiado nesta área (em virtude das rápidas e profundas mudanças que ocorrem durante as primeiras fases da vida humana) a psicologia desenvolvimental também abrange o desenvolvimento adolescente e adulto (por ex. as mudanças na meia-idade e o envelhecimento).