A hereditariedade é responsável pela transmissão de muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem connosco.
Sou da opinião de que o ser humano nasce com capacidades de desenvolvimento, mas por se desenvolver, sendo o meio o principal responsável por esse desenvolvimento.
No caso da Genie, “a menina selvagem”, nasceu com capacidades para andar e falar, porém restrita a sociabilização e presa em um quarto durante treze anos de sua vida inicial não conseguiu desenvolver essas capacidades psicomotoras. Em seu período crítico de aprendizagem não teve qualquer tipo de estímulo e era castigada se fizesse barulho.
Durante o documentário surge uma incógnita pelos investigadores de que Genie já poderia ter nascido com alguma deficiência mental por apresentar falhas em algumas zonas do cérebro. Penso que essas falhas tenham surgido por falta de estímulos do meio envolvente.
A formação de um indivíduo ocorre gradualmente com as experiências vividas ao longo da vida. A hereditariedade é responsável pelos aspectos físicos e o meio é responsável pelos aspectos marcantes da vida que formam a personalidade.